Menu fechado

A Aviônica Modular Integrada é um conceito, amplamente utilizado em aeronaves como Airbus A380, que surgiu da necessidade de centralizar o processamento de diversos equipamentos,  possibilitando que um módulo de hardware comum seja capaz de executar inúmeras aplicações, com diferentes níveis de criticidade, distribuídas em partições separadas em memória e tempo de execução.

{youtube}Uiza2a9xpQw{/youtube}

Veja a apresentação no vídeo acima. Artigo: Holanda, J. W.; Boglietti, B. G. N.; Carrara, S. L. A.. Single Modular On-Board Computer for Space. Simpósio Aeroespacial Brasileiro, 2014.


Desde 2012, a Equatorial Sistemas S.A. tem investido em Pesquisa e Desenvolvimento do uso da arquitetura IMA em sistema espaciais.

Em parceria com a empresa européia GMV, a Universidade Nova de Lisboa e com o apoio da Força Aérea Brasileira, através de programas de transferência de tecnologias, a Equatorial Sistemas desenvolveu um primeiro protótipo de computador de bordo com o conceito IMA, para testar em um simulador virtual de satélite. Tal computador executa todas as fases de vida de um satélite real além de validar algoritmos de controle de atitude.

O simulador físico fabricado é composto por uma esfera de alumínio, onde são fixados rodas de reação e baterias; uma tampa, onde ficam a carga útil ótica, de comunicação e o controle dos motores, e um mancal aerostático, sobre o qual a esfera flutua. A eletrônica de controle e comunicação é fixada numa tampa, permitindo o balanceamento estático do conjunto. Já o simulador virtual, foi desenvolvido com ajuda de alunos do ITA para representar as respostas do ambiente para o sistema de controle de atitude.

O computador, com o software desenvolvido, pode simultaneamente e independentemente gerenciar diversas funções, como o controle da carga útil e do processamento de dados, controle de atitude, gerenciamento de erros, telemetria e transmissão de dados. Essa foi uma das primeiras demonstrações do uso de IMA em sistemas espaciais do mundo, além do projeto servir de referência em trabalhos de transferência de tecnologia com sucesso pela Força Aérea Brasileira.

Hoje a Equatorial Sistemas é uma das poucas empresas brasileiras capazes de desenvolver, integrar e validar partições em módulos com arquitetura IMA, tanto para sistemas aeronáuticos quanto espaciais.

 Simulador virtual para controle de atitude Simulador real de controle de atitude