Software e Simulação
No desenvolvimento de software dos mais diferentes níveis de criticidades, a Equatorial investiu em três elementos principais:
- Profissionais criativos e altamente motivados, com diferentes conhecimentos;
- Um conjunto de ferramentas de elaboração, controle e simulação;
- Atendimento à normas e padrões da ECSS (European Cooperation for Space Standardization).
A equipe está apta a trabalhar em todas as fases de um projeto de software, incluindo as atividades de levantamento de requisitos, definição de arquitetura, modularização, implementação, testes de validação, verificação e operação, manutenção e planos de fim de operação. A empresa possui experiência nos mais variados campos de atuação exigidos pelos clientes da área aeroespacial e os principais trabalhos estão divididos em: simulações, equipamentos de solo e equipamentos embarcados.
Simulações
A Equatorial já desenvolveu códigos para simulações computacionais de fenômenos físicos, simulação de cargas úteis e outros computadores embarcados, algoritmos computacionais e processamento de dados em plataformas/linguagens de terceiros, proprietária ou livre, como:
- LABVIEW;
- INVENTOR, ANSYS, ALTIUM, GEANT4;
- SPICE, MODELSIM, MATLAB/SIMULINK;
- SCILAB, FORTRAN, C.
Além disso, para o atendimento de requisitos da área espacial, a empresa desenvolveu seu próprio software de análise térmica, o SATER 100, conforme pode ser consultado na seção “Projetos”.
Equipamentos de suporte
A Equatorial participou de todos os principais projetos do programa espacial brasileiro e também de projetos científicos em países vizinhos, como os observatórios PIERRE AUGER e SOAR, detalhados na seção “Projetos”. Entre seus principais trabalhos na área, estão os softwares para equipamentos de suporte em solo (GSE) para sistemas espaciais e softwares para controle de dispositivos mecatrônicos. Para esses dispositivos são desenvolvidos softwares para coleta de dados, análise, simulação, controle, testes e outras funcionalidades.
Entre as atividades desenvolvidas pela equipe, é possível citar:
- Análise de requisitos de clientes;
- Definição da arquitetura de software;
- Programação e integração de bibliotecas;
- Simulação e depuração;
- Integração hardware/software;
- Interfaces de comunicação: USB, GPIB, RS-232/422/485, Ethernet, ModBus, MIL-STD-1553, entre outras;
- Especificação e procedimentos para testes de aceitação.
Equipamentos embarcados
A área de software para equipamentos embarcados é uma das mais carentes de desenvolvimentos no setor aeroespacial brasileiro. A Equatorial tem investido fortemente em pesquisa e desenvolvimento para sistemas embarcados e hoje já possui capacitação e experiência em desenvolvimento de software para computadores na arquitetura convencional ou IMA, com sistemas de tempo real.
Principais tecnologias e ferramentas usadas:
- Linguagens de programação: Standard – C, ADA e Orientado Objeto – C++, Java;
- Ambientes de tipo: Windows Linux e Unix Tempo real (RTMS);
- Desenvolvimento de interface gráfica: Visual Studio Qt Designer;
- Concepção de arquitetura complexa: UML;
- Controle da configuração: Clearcase, SubVersion, Doors;
- Ferramentas de testes: RTRT (IBM Real Time Rational Test) e RAPITA;